Dicas

Problemas com sua frota? Saiba como lidar!

Problemas com sua frota? Saiba como lidar!

Necessidade de manutenção da frota

Há quem enxergue a manutenção da frota como despesa. Porém, ela pode ser olhada como um investimento. Até porque, a longo prazo, a organização obterá um bom custo-benefício sobre os automóveis regularizados. Afinal, quanto mais os veículos estiverem em dia com a checagem de peças, menores serão as chances de acidentes e de problemas de funcionamento do veículo

Por outro lado, se a gestão de frota não estiver atenta à preservação dos veículos, as reparações dos automóveis acabarão sendo recorrentes. Portanto, fique atento aos prazos para vistorias e às condições de garantia dos veículos. Por exemplo, caminhões costumam ter garantia de 12 meses sem limite de quilometragem. Também é possível encontrar oficinas que além de consertarem caminhões, ofereçam garantia estendida para esses veículos

Mão de obra despreparada

Há situações em que motoristas encontram dificuldades para conduzir cargas no prazo correto e solucionar problemas de uma frota. Para evitar esse tipo de situação, forme equipes com motoristas que, de fato, saibam lidar com problemas de uma frota. Para capacitá-los, invista em treinamentos de equipe e em medidas que facilitem a distribuição de cargas. Com os sistemas de rastreamento da Localiza Goiás, você consegue analisar quanto tempo cada motorista necessita para fazer suas entregas. Dessa forma, você poderá direcionar o tipo de carga e o trajeto específico para cada condutor.

Segurança dos condutores comprometida

Em certos casos, a gestão da frota pode se centralizar no cumprimento de tarefas em pouco tempo, deixando de lado questões relacionadas à segurança dos condutores. Tão importante quanto cargas que chegam ilesas ao destino, é a proteção dos motoristas. Então, priorize sempre a proteção do condutor. Por meio dos aplicativos de telemetria, você pode estudar os melhores trajetos a serem percorridos por cada motorista. Descarte rotas com alto índice de assaltos às cargas, pistas íngremes e trajetos muito extensos.

Além disso, você também deve incentivar a conscientização de toda a equipe quanto à educação no trânsito e à condução defensiva, a fim de evitar que motoristas se envolvam em acidentes nas estradas e demais problemas de uma frota.

Desajuste na quantidade de carga

Quando não se tem um controle preciso sobre a quantidade de carga que será transportada, toda logística da empresa fica comprometida, desrespeitando horários e prazos. Consequentemente, os clientes ficam insatisfeitos e as despesas com transporte errado de mercadorias começam a surgir. Então, se você não deseja lidar com esse e demais problemas de uma frota, comece a ter maior controle sobre a quantidade de mercadoria em estoque e verifique regularmente o que é enviado para o transporte. Se achar necessário, elabore planilhas que possam ser atualizadas de acordo com a demanda por cargas.

Falta de integração entre a equipe de funcionários

Acima de tudo, o gestor de frotas precisa exercer papel de liderança entre o grupo de funcionários, evitando problemas de uma frota. É claro que ele precisa dialogar com a equipe de distribuição e considerar opiniões contrárias. Contudo, esse profissional deve coordenar o escoamento de cargas, transmitindo eficiência perante sua equipe de funcionários. Caso contrário, ele corre o risco de perder a credibilidade no ambiente de trabalho.

Para evitar esse tipo de situação, marque reuniões com toda a equipe de distribuição de cargas da empresa, considere críticas e avalie se o transporte de mercadorias está sendo feito dentro do prazo estipulado pelo cronograma de entrega.

Solucionar problemas de uma frota significa buscar os melhores resultados para a distribuição de cargas em uma empresa. Se você assumiu essa responsabilidade, fique atento às informações que aqui destacamos. Elas podem te ajudar em suas atividades de logística. Além delas, conte também com os aplicativos de rastreamento de frota da Localiza Goiás. Nossos apps te ajudarão a gerenciar a frota da melhor forma possível.

 

 

Ligamos para você!
Solicite uma ligação!
Assim que recebermos seu contato, ligaremos para você.

Quero que me liguem

Deixe seus dados abaixo, em poucos minutos Ligaremos para Você!

Orçamento Rápido

Informe os dados abaixo e solicite um orçamento para seu veículo. Entraremos em contato em alguns instantes! Obrigado.

Solicitar orçamento

Informe abaixo os seus dados, em seguida entraremos em contato para finalizar o orçamento:

Rastrear Meu Veículo

2º Via Boleto

Número Vencimento Valor Boleto
{{fatura.id}} {{fatura.vencimento}} {{fatura.valor}} 2ª VIA